Tendências de marketing para 2020

Tendências de marketing para 2020

O final do ano chegou e o próximo ano promete em termos de marketing online e já conseguimos listar as tendências do marketing digital para 2020.

O marketing digital vem conquistando cada vez mais seu espaço no mundo moderno e mudando a forma como as marcas se relacionam com seus clientes.

Por isso, é superimportante que estejamos sempre antenados e de olho nesse ambiente que vive em constante mudança, para assim, podermos identificar novas tendências e o surgimento de novas tecnologias.

Resolvemos, então, reunir aqui as principais tendências de marketing digital para 2020 para que você possa ter uma referência e prepare sua empresa para essas mudanças.

  • SEO ganha mais destaque

A primeira tendência de marketing digital para 2020 que falaremos agora é sobre a valorização ainda maior do trabalho de SEO (Search Engine Optimization) responsável pela exibição orgânica de um site nas primeiras posições da página de resposta dos sites de busca.

As técnicas de SEO se aprimoram rapidamente a medida que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam mais frequentes, buscando se adaptar aos novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

Dentro das técnicas de SEO, podemos listar outra grande tendência para 2020 que é o uso de ferramentas para ajudar no processo de pesquisa das palavras-chave mais relevantes e a monitorar posições.

  • Crescimento do Google My Business

Essa tendência não podemos, de jeito nenhum, deixar de fora dessa lista que será o crescimento do Google My Business no Brasil em 2020.

O Google My Business é a ferramenta gratuita do Google para divulgação negócios e vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a custo zero.

Esta ferramenta recebe novos recursos quase mensalmente e estes recursos cada vez mais empresas, o que pode se intensificar em 2020.

  • Aumento nas pesquisas por voz

De acordo com uma pesquisa feita pela ComScore,  em 2020, cerca de 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que deverá impactar na forma como as empresas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.

As buscas por voz têm uma estrutura bem diferente das pesquisas digitadas, por isso, é necessário adaptar sua estratégia de SEO para esse tipo de pesquisa, para não perder esse tráfego da internet.

  • Avanços no uso de aplicativos de mensagens privadas

Em 2020 a tendência é que aumente cada vez mais o uso de aplicativos de mensagens privadas como WhatsApp.

Muitas marcas utilizam aplicativos particulares ao invés de mensagens por e-mail e fecham negócios por esses aplicativos.

Em breve, os clientes poderão pagar por seus produtos diretamente pelos aplicativos de mensagens. Enviar e receber dinheiro vai ser muito mais rápido e seguro.

Inclusive, o WhatsApp anunciou para breve o lançamento do WhatsApp Payment no Brasil.

  • O uso de influenciadores digitais devem aumentar

Os influenciadores digitais conquistaram seu espaço como meio de divulgação e promoção das marcas. E mais uma das tendências de marketing para 2020 é que se torne cada vez mais comum o uso de influenciadores nas campanhas online.

Pesquisas aprovam que os consumidores levam muito mais em consideração, indicações de produtos ou serviços feitos por uma pessoa do que os feitos através de anúncios.

  • Carreira em alta

O ano de 2020 promete ser de grandes oportunidades para os profissionais de marketing digital.

A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2020. É um momento bom para os profissionais de marketing digital no Brasil.

  • Trabalho Freelancer em alta

As empresas buscam cada vez mais esses profissionais, tanto para trabalhos mais pontuais como criação de conteúdo quanto para trabalhos contínuos.

Entre as tendências do marketing digital para 2020, está um crescente aumento nesse tipo de trabalho.

E essa foi nossa análise sobre as principais tendências para o marketing digital em 2020. Gostaram?