Já ouviu falar de links patrocinados?

Já ouviu falar de links patrocinados?

O que são links patrocinados?

Link patrocinado nada mais são do que anúncios de Marketing Digital em que predominam textos simples.
Os links patrocinados mais famosos são aqueles que aparecem no Google e há quem use esse conceito como sinônimo dos anúncios feitos no buscador. Porém, muitos especialistas divergem e defendem a ideia de que links patrocinados são qualquer link pago utilizado para divulgar produtos e serviços na internet. Os anúncios do Google seria apenas uma das possibilidades.

Por que investir?

Investir em links patrocinados tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente depois da queda de alcance com o Facebook.
Algumas vezes, alcançar os objetivos da sua empresa envolve ações pagas e é aí que entram os links patrocinados.
Conheça os principais motivos para se investir em links patrocinados:

1 – Atrair tráfego
Toda empresa que tem um site, deseja receber visitas, não é mesmo? Principalmente para quem está começando, receber esse trafego de forma orgânica pode ser um pouco difícil.
É nesse sentido que os links patrocinados podem ajudar direcionando anúncios para a página do seu site, blog ou Landing Page! É aí que começa a geração de leads.

2 – Resultados mais rápidos
Os resultados alcançados por meio dos links patrocinados são mais rápidos e previsíveis mesmo com pouco investimento.

3 – Identificar o público
As campanhas feitas com links patrocinados podem te ajudar a entender as características principais do seu público alvo (idade, gênero, cidade, interesses, etc) com base nas pessoas que interagem com seu anuncio.

Entenda as cobranças (CPC, CPM e CPA)

Esses são os três tipos de cobrança, custo por clique (CPC), custo por mil (CPM) e custo por aquisição (CPA). Veja um pouco sobre cada:

CPC

No custo por clique o anunciante paga por cada clique no seu link patrocinado.

CPM

Já no CPM, o gasto é gerado à cada mil impressões do anúncio. Impressões é o número de vezes que o anúncio foi exibido ao público na internet.

CPA

No CPA, o anunciante só paga quando alcança seu objetivo que pode ser uma venda, download de um material, entre outros.

Onde anunciar

Agora que você já conhece os benefícios de investir em links patrocinados, conheça os canais onde é possível fazer esse tipo de investimento.

Google Ads

Essa é a plataforma de anúncios do Google. Um dos benefícios do Google ads é que você pode fazer seus anúncios de forma segmentada, o que ajuda a atrair um público que tenha relação com a empresa.

- Opções de anúncios

Rede de display: são os espaços para anunciar em sites ou blogs. Está disponível em alguns formatos como banner, texto e Gmail.

YouTube: o anúnciante pode criar campanhas que são mostradas antes, durante ou depois dos vídeos.

Rede de pesquisa: são exibidos nos resultados de busca de acordo com as palavras-chave. Nesse tipo de anúncio, o anunciante só paga quando recebe um clique.

Shopping: seus produtos são exibidos na seção Shopping do Google.

Aplicativos: é possível impulsionar a instalação de aplicativos das redes do Google.

Facebook Ads

Você com certeza já viu algo no Faceboook escrito em cinza "Patrocinado", estou certo? Esse é o tipo de publicação feita pelo Facebook Ads.
Essa ferramenta oferece diversos formatos e segmentações, focadas em diversos objetivos de negócio: obter curtidas na página, gerar Leads, confirmar presença em eventos, etc.

- Opções de anúncios

Alcance: exibe seu anúncio para o maior número de pessoas.

Tráfego: com esse tipo de anúncio você consegue enviar as pessoas para destinos dentro ou fora do Facebook, como seu site ou Landing Pages, por exemplo.

Envolvimento: esse tipo de anúncio faz mais pessoas verem sua publicação e se enolverem com ela, esse envolvimento pode ser por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.

Reconhecimento da marca: o obejtivo desse tipo de anúncio é alcançar pessoas que tem mais chances de prestar atenção nos seus anúncios, aumentando o reconhecimento da sua marca.

Instalações do aplicativo: envia as pessoas para a loja onde elas podem comprar seu aplicativo.

Instalações do aplicativo: envia as pessoas para a loja onde elas podem comprar seu aplicativo.

Visualizações do vídeo: promove vídeos para aumentar a conscientização sobre a sua marca.

Geração de cadastros: anúncio que coleta informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios. 

Conversões: faz as pessoas executarem ações no seu site ou aplicativo, como adicionar informações de pagamento ou fazer uma compra. É necessário usar o pixel do Facebook ou eventos do aplicativo para rastrear e medir conversões.

Instagram Ads

Com o Instagram Ads você pode veicular anúncios tanto no feed quanto nos stories em formato de foto,vídeo ou carrosel com fotos e vídeos.

- Opções de anúncios

Imagem/vídeo: tipo mais comum, utiliza imagem ou vídeo, botão de Call-to-Action e legenda.

Carrossel: permite publicar até 10 imagens ou vídeos. Perfeito para contar uma história ou mostrar vários produtos.

Stories: os outros dois formatos anteriores são voltados para o feed. Nos stories você divulga os anúncios que aparecerão nas histórias do Instagram por 5 segundos se for imagem e por 15 segundos se for vídeo.

Linkedin Ads

O LinkedIn Ads é a plataforma de anúncios da rede social voltada para profissionais. Permite fazer segmentações e em geral atrai usuários mais qualificados, já que há mais dados disponíveis sobre onde o usuário trabalha e sua profissão.

- Opções de anúncios

Entre as possibilidades para anunciar no LinkedIn, os formatos de anúncios mais comuns são Sponsored Content (conteúdo promovido na timeline), Text Ads (pequenos anúncios de texto) e Sponsored InMail (mensagem patrocinada na caixa de entrada).

Sponsored Content: Formato com o objetivo de promover o seu conteúdo para profissionais em desktop, smartphone e tablet. Esse conteúdo aparece na sua tela inicial (newsfeed) e é preciso que sua empresa tenha uma Company Page para utilizar o formato.

Text Ads: Nesse formato, você coloca o link no texto e direciona para seu website como os anúncios de pesquisa do Google.

Sponsored InMail: Formato que permite enviar mensagens para seus Leads diretamente na caixa de entrada do LinkedIn para obter o máximo de impacto. Esse formato só pode ser feito através de uma nova conta com o gerente de contas do LinkedIn.

Native Ads


Os Native Ads, ou publicidade nativa, são uma forma de entregar anúncios que sejam relevantes para o público, sem atrapalhar a experiência dele na página. Certamente você já viu um anúncio desse formato, que costuma aparecer no fim da página, dentro de sites de notícia, em forma de recomendação.

A principal vantagem dos Native Ads é o fato de que é menos intrusivo do que os banners, tendo potencial para criar valor para o público ao apresentar um conteúdo informativo ou divertido. Também permite criar conexão emocional com a audiência e pode visar a diversos objetivos, como geração de Leads, compras, consciência de marca, dentre outros.

Pronto, agora voce já sabe tudinho o que precisava saber sobre os links patrocinados. Se mesmo assim restar alguma dúvida, estamos aqui pra te ajudar! Entre em contato no nosso chat!