E-mail marketing

E-mail marketing

Hoje falaremos sobre mais uma estratégia de marketing: o E-mail Marketing.

O QUE É?
Nada mais é do que a utilização de e-mail para promover campanhas de marketing digital para um determinado público, adquirido  através de uma base de contatos de clientes ou por meio de leads.

VALE A PENA UTILIZAR?
Muito! Por alguns motivos que explicaremos logo abaixo:

 

O e-mail marketing possui um grande alcance, já que nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que executamos em outros canais, como login em sites, se tornando parte essencial das atividades de um usuário na internet.

E esse alcance é previsível, diferente de uma postagem nas redes sociais,como o Facebook por exemplo, que você não tem controle sobre quantas pessoas realmente verão seus posts.

 O que não acontece com o e-mail marketing, se você mandar um e-mail para 50 pessoas, as 50 receberão seu e-mail na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema como endereço de e-mail digitado errado ou problema técnico, por exemplo).

Além disso, o formato do e-mail é flexível. Não tem limite de caracteres, pode conter imagens e GIFS.

O e-mail marketing também é uma estratégia que oferece alto retorno financeiro e para começar a usar, você precisa de apenas 3 coisas: um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa que execute a estratégia.

Sobre a ferramenta, existem várias disponíveis no mercado, inclusive gratuitas, escolha a que mais atenda aos seus níveis de necessidade.

Independente da ferramenta que você escolher, não será necessário um investimento muito alto.

QUAL O PAPEL DO E-MAIL MARKETING?

O e-mail marketing vai muito além daquela abordagem promocional e comercial pois quando alguém dá a sua empresa a permissão de enviar e-mails é como se ela estivesse te dando abertura para uma conversa. O e-mail é parte da vida pessoal de uma pessoa, nele se concentra não só mensagens da empresa que a pessoa gosta, mas também mensagens entre seus amigos, famílias e amigos do trabalho.

Com isso, essa estratégia de marketing te permite se comunicar de uma forma mais pessoal com seus clientes em potencial. E essa comunicação pode te trazer bons resultados. Confira abaixo como o e-mail marketing pode se encaixar nas suas estratégias de marketing digital.

ENGAJAR OS LEADS

Se uma pessoa aceita receber e-mails da sua empresa, ela espera que você o faça. Óbvio! Porém tem empresas que se esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de e-mails.

O e-mail marketing serve para que você seja sempre lembrado pelos seus leads aumentando as chances de que eles virem clientes.

PROMOVA SEUS CONTEÚDOS

Promover os conteúdos do seu blog, por exemplo, é essencial para o sucesso da sua estratégia.
Existem vários canais que você pode usar para promover seus conteúdos na internet, e o e-mail é uma delas.

O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os posts do seu blog ganhem mais acessos, e assim aumentar a sua visibilidade na Internet.

NUTRIR LEADS

A nutrição de leads é uma das estratégias do Inbound Marketing. Com ela é possível transformar assinantes em leads e leads em clientes. Mas para isso você precisa educar seus leads sobre seu negócio e estreitar seu relacionamento .

O email é o melhor canal para nutrir seus leads, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo. Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para nutrir e educar seus leads.

VENDER

Tenho certeza que você já recebeu algum e-mail com ofertas ou promoções de produtos na sua caixa de entrada, certo?!
Muitas empresas utilizam esse canal para aumentar suas vendas, principalmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores, como roupas e passagens aéreas.

Hoje em dia, é possível estimular seus contatos a realizar transações com apenas um clique a partir do email. E, em breve, o pagamento diretamente no email também será uma realidade. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

SE RELACIONAR COM CONSUMIDORES OU CLIENTES.

Depois de realizar uma venda, você não pode se afastar dos seus clientes. Você deve continuar a encanta-los e essa é a parte mais importante da metodologia inbound e você precisa prestar atenção nela.

 

Compradores satisfeitos trazem muitos benefícios para seu negócio. Aproveite esse canal para enviar aos seus clientes conteúdos relevantes como descontos e promoções.

QUAIS OS TIPOS DE E-MAIL SUA ESTRATEGIA PRECISA TER?

Para começar a montar uma campanha de sucesso e aprender a como insetir o e-mail marketing no dia a dia da sua empresa, é importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode enviar.

CONVITES PARA EVENTOS

Os e-mails são ótimos para promover eventos. Mas lembre-se de apresentar de forma clara porque esse evento vale o comparecimento dos seus contatos.

Não se esqueça também de colocar todas as informações necessárias como o loca, data, hora, etc. Inclua também, em destaque, o link para a página de inscrição ou compra de ingressos.

NEWSLETTER

Muitas empresas utilizam newsletter para enviar aos seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog ou notícias da empresa ou mercado.
Crie um newsletter que tenha identidade própria e conteúdo relevantes para seus leitores. Você pode adicionar também links para levar o leitor a páginas externas onde ele poderá saber mais sobre o assunto.

ATUALIZAÇÕES DO BLOG

Esse é aquele tipo de e-mail que a pessoa recebe quando um conteúdo novo é postado no seu blog e são excelentes para começar a interagir com seus leitores, manter a lista ativa e gerar leads com as CTA’s dentro do seu texto.

COMO COMEÇAR

Se você vai começar a usar sua estratégia de e-mail marketing, vai precisar de uma coisa fundamental: uma ferramenta que realize o disparo de e-mails.

A ferramenta mais indicada para iniciantes é o Mailchimp, pois além de possuir uma versão gratuita, sua utilização é fácil e intuitiva. Além dela, outros softwares populares no mercado são o GetResponse, o Mailee e o Mailify.

ESCOLHENDO O TEMPLATE

Depois de escolhida a ferramenta, o próximo desafio será escrever seu primeiro e-mail e para isso deverá escolher qual template usar.

Você tem duas opções, criar um template do zero, em HTML, ou utilizar templates prontos fornecidos por ferramentas como a Mailchimp. Recomendamos a última opção, por ser mais fácil e reduzir o trabalho.

Quando for escolher seu template, opte por um que seja responsivo, ou seja, que se adapte a dispositivos móveis. Hoje, a maioria das pessoas leem seus e-mails em seus celulares ou tablets. Se seu template não for responsivo a esses dispositivos, a leitura pode ficar comprometida, ou até impossível.

Além de responsivo, seu template deve ter também espaço para imagens e texto.
Alguns provedores consideram e-mails que contém apenas imagem como spam. O ideal é que você mescle imagem com texto, deixando seu e-mail mais leve e ainda mais agradável de se ler.

CONSTRUINDO SUA LISTA DE E-MAILS

O aspecto mais desafiador de uma estratégia de e-mail marketing é construir e crescer sua lista de e-mails. Por onde começar?

A primeira resposta que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de e-mails. Porém, a regra de ouro do email marketing é nunca comprar listas de contatos! Vamos explicar o porquê.

COMPRAR UMA LISTA DE E-MAILS É UM DOS MAIORES ERROS QUE VOCÊ PODE COMETER

A caixa de entrada de uma pessoa é um espaço extremamente pessoal. Portanto se uma pessoa forneceu o endereço de e-mail dela para você, quer dizer que ela está disposta a interagir com VOCÊ.

Quando você compra uma lista de e-mails, você está comprando e-mails que não escolheram se conectar com você.  Portanto, nenhuma destas pessoas deu permissão para você enviar mensagens diretamente em suas caixas de entrada.

Além disso, listas prontas também costumam conter endereços de email falsos, inexistentes ou com erros de digitação — o que indica aos provedores que você está enviando emails para uma lista comprada, levando a uma possível penalização pelos provedores.

A melhor escolha é construir sua própria lista de e-mail, mas saiba que isso demanda tempo e esforço. Confira as dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

COMO CONSTRUIR UMA LISTA DE E-MAILS DE QUALIDADE

O primeiro passo para começar a coletar emails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus emails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades.

 

Lembre-se que quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus emails, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog.

Finalmente, lembre-se que construir uma boa lista de emails envolve dois componentes: conseguir novos contatos e manter os que você já temPara manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrário, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

DICAS PARA ESCREVER E-MAILS

TEXTO CURTO

O tempo médio de atenção dos seres humanos é de 8 segundos. Com isso em mente, saiba que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus e-mails. Vá direto ao ponto do que você quer falar, e evite distrações.

USE A LINGUAGEM ADEQUADA

Quando estiver escrevendo seus e-mails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus e-mails?

A partir disso, você poderá determinar qual tom de voz usar, e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.

ESTABELEÇA UM TOM DE CONVERSA

O e-mail serve para nutrir relacionamentos com sua lista de contatos. Portanto, crie proximidade nos seus textos, trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos. Dessa maneira, você cria com eles um diálogo bilateral.

Você já está por dentro da teoria do que precisava saber sobre as estratégias de e-mail marketing. Que tal por em prática agora?!